Infra-estrutura de Chaves Públicas Unicamp (ICP Unicamp)

Dentro do Projeto ICPEdu, patrocinado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) do MCTI, o Centro de Computação criou uma Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP), capaz de atender com baixo custo as demandas de certificação digital voltadas para documentos e mensagens eletrônicos e autenticação de serviços corporativos.

Os certificados digitais emitidos pela ICPEdu não diferem em formato ou em tecnologia dos certificados oficiais da ICP-Brasil. A única diferença entre eles é que os primeiros foram emitidos pelas instituições de ensino e pesquisa e os últimos foram emitidos por um órgão oficialmente credenciado pelo Governo Federal para este fim (ITI).

O Projeto da ICPEdu/RNP conta com várias Autoridades Certificadoras, sendo uma principal (AC Raiz) e outras subordinadas (ACs das instituições de ensino e pesquisa).

A ICP da Unicamp é formada pela(s) seguinte(s) Autoridade(s) Certificadora(s):

  • Autoridade Certificadora Unicamp (AC Unicamp):
    responsável pela certificação das autoridades de nível intermediário.
  • Autoridade Certificadora de Serviços Unicamp (AC Serviços Unicamp):
    autoridade de nível intermediário, responsável pela emissão e revogação de certificados para os serviços corporativos.

Os certificados para autenticação de serviços, emitidos pela AC Serviços Unicamp, permitirão o acesso seguro aos serviços corporativos oferecidos pela Unicamp, garantindo o sigilo e a integridade das informações trafegadas na rede.